sábado, 5 de março de 2011

TIRA BACANA - ANA MELLO ILUSTRAÇÕES TUBA

                                                    
                                                            ANA MELLO
                                                              
                                                   Quando criei a primeira página de divulgação dos meus escritos tive a preocupação em associar imagens, um belo pano de fundo, letras diferentes, fontes especiais e muitas cores. As imagens sempre estiveram agregadas as minhas palavras. Sei que o leitor deve ter liberdade de olhar e criar suas conexões próprias, mas não será uma linda ilustração que vai inibir a criatividade de um leitor inteligente, pelo contrário, só irá instigá-lo.
Nos meus e-books usei imagens da internet e isso me causou certo desconforto porque elas não foram criadas para meus textos, o mesmo aconteceu no meu blog de minicontos, utilizo imagens que até completam meus contos e dão um rumo ao internauta, mas são projetos separados, foram criadas com outro objetivo.
Mais tarde publiquei meu primeiro livro em papel – o Minicontando e quis uma capa especial. A Monika Papescu captou exatamente a minha ideia e criou uma arte maravilhosa com placas de computador remetendo a imagem a um universo infinito de sentimentos e valorizando o local de nascimento dos meus textos – a internet.
O próximo passo foi a criação de uma história infantil, toda ilustrada. O livro que ainda não está publicado conta as histórias da Clarinha e já tem uma amostra de ilustração da Monika que novamente foi brilhante na parceria comigo.
Então vieram os poemas no projeto Cidade Poema criado pela Laís Chaffe, com ilustração do Moojen e do Auracébio e eu decidi que queria algo assim. Criei o Tira Bacana, que tem a ousadia de unir livremente poetas e ilustradores que farão tiras poemas. No site faremos a divulgação dos nossos trabalhos que certamente publicaremos mais tarde – juntos. O Projeto prevê também oficinas nas escolas e nas feiras de livro levando o trabalho dos poetas e dos ilustradores.
Aí apareceu o Marcos Mendes – o Tuba, que é artista gráfico do humor. Desenhista, cartazista e caricaturista, Marcos Ribeiro Mendes nasceu em Cachoeirinha, RS, em 1965, e iniciou na arte da caricatura em 2000. Logo na primeira conversa nós já ficamos parceiros, ele propôs algumas ilustrações e eu criei os poemas, acho que está ficando muito bom, nós não conseguimos parar de criar.
Acredito muito na união das ilustrações e das palavras e penso que hoje essa parceria muitas vezes não é livre, pois muitas editoras escolhem os ilustradores que irão trabalhar com os escritores. A liberdade de escolher por diversão, por vontade, é uma brincadeira que pode render muitas leituras.
Então visite o Tira Bacana e quem sabe monte aí uma parceria para engrossar o nosso caldo no tira.
Nosso endereço é http://tirabacana.com.br/, o Marcelo Spalding da msmídia é responsável pela criação do site.
Aposte no Tira Bacana.

                                 VISITE         http://tirabacana.com.br/

Nenhum comentário: